sábado, 16 de agosto de 2014

Entrevista Bernardo Barth

Como o próprio Bido coloca não lembro exatamente quando nos conhecemos, foi lá pelo início dos anos 80 e ele sempre fez parte do núcleo principal da nossa turma de amigos. Permanece gostando dos sons mais antigos mas está sempre atualizado com as novas tendências. Parceiro de pedaladas por trilhas do interior de Taquara, ele continua e eu ando parado. Aprecie ai a entrevista do Bernardo.
1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

Lembro de Roberto Carlos e outros da jovem guarda, daquelas bandas tipo Golden Boys, Renato e seus Blue Caps e outras que escutava por escolha de meus primos e primas mais velhos na "eletrola" da casa de meus avós, onde se reuniam quando vinham à Taquara em visita. Mais tarde meu irmão mais velho Eduardo (vulgo Mão), que dividia o quarto de dormir comigo, começou a adquirir discos do Pink Floyd, Jethro Tull, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Yes e principalmente Genesis, da qual fui me acostumando com a sonoridade bastante trabalhada, que mais tarde descobriria ser o tal rock "progressivo". Mas foi somente em 1983, já com 18 anos, que adquiri meu primeiro disco, ainda usado, das mãos do amigo André Fanfa. Era o venerado Made in Europe, do Deep Purple, onde o David Coverdale (a gente fala deles como se fossem íntimos nossos) imprimia uma emotividade gritada às músicas mais recentes da banda, na época. Este foi só um "aperitivo" para logo querer os "outros ao vivo" da banda, como Made in Japan, com Ian Gillan nos vocais e Live in London, outro com Coverdale, e Glenn Hughes claro. Em seguida comprei o primeiro Iron Maiden na loja Disco Show, do Joy, em Taquara. Era o início de uma fase bem "metal", mas isto fica pra outra questão...

IMG_0812

Bernardo e o Jupiter Apple ou Maça?

Bom, como falei até agora, o início foi com os primos, depois com meu irmão, depois com os amigos, então até agora eu havia seguido muito a onda dos outros. Acho que foi a partir do momento que escutei pela terceira vez o disco "The Lamb lies down on Broadway" do Genesis na íntegra, sozinho na madrugada, deitado no tapete da sala, lá pelo ano de 1987 que eu senti que estava realmente "compreendendo música". Aquele álbum, escrito para contar uma história, mostrava toda a sonoridade da banda no seu apogeu, infelizmente sucedido pela dissolução... sim, porque depois que Peter Gabriel saiu, pra mim, não existiu mais Genesis na sua essência, apesar de curtir alguns sons dos posteriores "Wind and Wuthering" e "A Trick of the Tail".

2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Tu bem sabe que sim, João, pois tu fazia parte dele. Pena que minha memória um pouco envelhecida não me permite lembrar exatamente como começou, mas desconfio que foi através da amizade com o Gilberto Hollweg Filho, vulgo Duduti, que também estudava no Cimol em Taquara, um ano abaixo. Com ele estudavam também o João Lourenço, idealizador desta entrevista, Marcelo Sarmento, Jacques Klein, Cezar Moura, Andre Fanfa, Jonas Kellermann, entre outros. Da minha turma eram o Marcos André "Quinhos" Carara, Eraldo "Dino" Canani, Alnei "Neco" Badermann, José Inácio "Cuti" Preussler, Carlos Eduardo "Cacareco" Rick, Márcio Aronito "Fiasco" Sohne, entre outros. Mas como foi que houve a junção com Luiz Filipe Klein Varella e Jorgeboy eu não consigo lembrar. E o Armando Severo ?!?! Valdir Luciano Pfeifer da Silva e Vitor Hugo Varella ?!?! Talvez nas outras entrevistas fique esclarecido. Bom... neste grupo cada um se identificava com uma banda que promulgava ser sua preferida e eu com a bagagem já acumulada nos ouvidos e coração decidi que o Genesis seria aquela para a qual dedicaria maior atenção. Dos outros, lembro do Yes do Duduti, Deep Purple do João, Jethro Tull do Marcelo, Mike Oldfield do Fanfa, Pink Floyd do Filipe, Rush do Jorge, Led Zeppelin do Armando, estes os mais fanáticos. Mas afinal, quem era do Black Sabbath ?!?! Eu gostava de todos estes estilos, mas quando o Hugo começou a se interessar por Prince achei bem estranho... depois acabei assimilando, um pouco...

3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Para mim praticamente todos os shows são inesquecíveis em algum sentido. Começou com a empolgação dos primeiros internacionais, tipo Jean Luc Ponty e BB King no Gigantinho em Porto Alegre, no ano de 1986 (estas datas nunca serão 100% precisas). Em 87 foram The Cure e Echo & the Bunnymen no auge da descoberta dessas bandas. Depois vieram New Order, Jethro Tull, Deep Purple, Iron Maiden, todos no Gigantinho. Mais recentemente assistir Rush no estádio Olímpico do Grêmio e REM no "Zequinha Stadium" também foi bem legal.

Um show que me arrependo de não ter ido foi do Pearl Jam em Porto Alegre.

Um show que gostaria de ter assistido e não tive oportunidade foi Genesis, pois era muito novo quando Peter Gabriel estava nos vocais.

12042012(001)

Thurston Moore ex Sonic Youth
4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Eu acho que estaria escutando as bandas da atualidade que carregam influências do rock de outros tempos. Me atualizo através dos amigos e da internet. Faz muitos anos que consulto o site Allmusic.com e atualmente quando ouço uma música que gosto peço ajuda pros aplicativos de reconhecimento como Shazan e Soundhound para saber o que é e começo a rastrear mais coisas desta banda e outras similares. Bem recentemente comecei a utilizar o Spotify e descobrir bandas novas com sonoridades interessantes para meu gosto musical.

5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Acho que não tenho 10 bandas ou músicas que possam ter mudado minha vida. Talvez todas tenham mudado de alguma forma. Com certeza, a banda Genesis diz muito sobre como entendo música. Além dela, várias outras foram introduzindo um modo diferente de curtir música ao longo desses trinta e tantos anos de vida musical consciente. Pra dar uma pequena ideia, que pode não ser exata, vou citar músicas e bandas que acho boas e importantes "pra caralho" na minha vida, mas não somente 10.

  • Supper's Ready - Genesis
  • Horizon's - Genesis (instrumental)
  • Dancing with the Moonlit Knight - Genesis
  • After the Ordeal - Genesis (instrumental)
  • The Lamb Lies Down On Broadway (todo o álbum) - Genesis
  • Marquee Moon - Television
  • Walk on the wild side - Lou Reed
  • Highway Star - Deep Purple
  • Heaven and Hell - Black Sabbath (com Ronnie James Dio)
  • Iron Maiden
  • The Who
  • Led Zeppelin
  • Eric Clapton - Layla
  • Neil Young
  • Rolling Stones
  • Beatles
  • 2112, Tom Sawyer, Xanadu, La Villa Strangiato, Subdivisions - Rush
  • Sylvia - Focus
  • Yes
  • Starless and Bible Black, Fallen Angel - King Crimson
  • Ashes to Ashes, Life On Mars - David Bowie
  • Roxy Music
  • Aqualung - Jethro Tull
  • Pink Floyd
  • Supertramp
  • Pat Metheny
  • The Clash
  • Joy Division
  • New Order
  • The Cure
  • Echo & the Bunnymen
  • Siouxsie and the Banshees
  • The Cult (primeiro álbum)
  • Bauhaus e Peter Murphy
  • Sugarcubes e Bjork
  • R.E.M.
  • The Smiths
  • Laurie Anderson
  • Talking Heads
  • Pearl Jam
  • Foo Fighters
  • Lloyd Cole and the Commotions
  • Psychedelic Furs
  • James - Whiplash (1997)
  • Wedding Present
  • Sonic Youth
  • Placebo
  • IRA
  • Replicantes
  • Camisa de Vênus
  • Julio Reny e Expresso Oriente
  • Violeta de Outono
  • Bacamarte
  • Wake Up, Rebellion - Arcade Fire
  • Snow Patrol
  • Stereophonics
  • Strokes
  • Franz Ferdinand
  • Interpol
  • Bloc Party
  • Editors
  • Hot Hot Heat
  • Ocean Colour Scenes
  • Killers - Hot Fuss (2004)
  • Alabama Shakes

20130713_181822

X do Fábio, ponto de encontro em Taquara
6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Toco violão, apesar de quase não praticar há anos.

Tive projetos de bandas, individualmente ou com amigos, mas a maior parte não sairam dos projetos e ensaios. A mais marcante é a Torquatum Netum Band, em dupla com o grande amigo Valdir Luciano, com a qual fizemos até algumas apresentações para um "seleto público", onde interpretávamos nossas versões de algumas músicas importantes na nossa vida.

Toquei baixo numa banda da minha cidade (Taquara/RS), chamada Alerta Geral, por menos de um ano, fazendo alguns shows pelo interior do estado. Foi uma experiência muito interessante na "estrada do rock".

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Já ajudei amigos que estavam atacando de DJ, fazendo pequenas sessions.

Achei bem interessante tentar passar pra quem estava na pista ou fora dela o sentimento musical naquele momento, numa via de mão dupla entre DJ e ouvintes/dançantes.

24052009

Julio Reny, como diz o EduK – O Lou Reed do sul
8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Num sonho, onde eu teria tanto talento e capacidade quanto eles, gostaria de tocar qualquer instrumento junto com Peter Gabriel, Steve Hackett, Michael Rutherford, Tony Banks e Phil Collins no Genesis.

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

Nas minhas caminhadas esportivas pelas ruas da cidade gosto de escutar musicas onde tanto os instrumentos como os vocais me instiguem a manter um ritmo forte.

Para passeios pelas estradas do interior acho que um som mais calmo e viajante servem muito bem.

Em viagens com a família gosto de ir selecionando álbuns de acordo com o momento na estrada, combinado com o gosto da mulher, filhas e outros que possam estar de carona.

Em geral, não costumo fazer seleções de musicas de várias bandas misturadas e sim escutar um álbum de cada banda, quase sempre na íntegra.

13022009(004)

Peter Murphy
10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Pagode e samba são músicas que não tem muito a ver com a minha imagem, que é definitivamente rock, mas curto escutar em casa e até participar dentro de um ambiente específico de amigos, mas sem problemas de ser flagrado.

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Na adolescência eu achava que estaria escutando o rock que escutava naquela época, inclusive lembro que quando já estava com uns 25 anos, meu irmão 11 anos mais velho já estava começando a não dar mais tanta atenção as bandas de rock e escutando cada vez mais músicas de rádios mais populares ou mainstream. Nesta época pensei "será que eu também vou ficar assim". Acho que não cheguei a tanto, mas com certeza ficamos cada vez mais flexíveis no gosto musical.

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Atualmente contados 134 LP's de vinil, entre rocks, mpbs, clássicos, comprados, trocados, doados, juntados com a patroa. 88 CDs originais, mais uns vinte e poucos gravados. 10 DVDs de shows. Uma centena de fitas K7 gravadas ao longo da vida, doadas por amigos e esposa, que guardo como relíquias, pois a maior parte nem se consegue mais escutar. Os livros não dá nem pra chamar de coleção. Tenho uma enciclopédia chamada Rock, da Som Três em 2 volumes, com capa dura e páginas em papel couchê formato paisagem. Da época dos posters da Som Três tenho alguns (3 dos Beatles, Iron Maiden, Jethro Tull, Rush, 2 do Genesis, Deep Purple, Yes e Pink Floyd), além de algumas Bizz, DVD Music e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário