segunda-feira, 29 de junho de 2015

Entrevista Fernando Andriola

Conheço o Fernando lá da Altus. Sempre fico atento as conversas dos colegas e fico pescando se falam algo em relação a algum dos meus interesses, música, cinema, literatura. Logo vi que o Fernando tinha grande afinidade com música e admiração e respeito especial  para com a guitarra. Temos alguns pontos em comum, somos de cidades vizinhas, ele é de São Francisco de Paula e estudou no mesmo colégio que eu, só que, com mais de uma década de diferença.

Foto02

1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

Na verdade não lembro muito da primeira música. Minhas influencias musicais vieram dos meus irmãos mais velhos. Meu primeiro contato com a música foi com um disco dos Titãs, Cabeça Dinossauro, que meu irmão João comprou. Antes disto, algumas vezes escutava uma fita K-7 da minha irmã que tinha umas músicas da Legião Urbana.

Nessa época, acho que eu tinha uns 6 anos, formei minha primeira banda com o meu irmão. Ensaiávamos em um galpão no fundo da casa dos meus pais. Minha guitarra era uma vassoura e a bateria do João eram várias latas de tinta, aproveitamos que a casa havia sido recém pintada. Tínhamos uma música chamada Prisão. A letra era mais ou menos assim: “Pessoas varrendo casas, varrendo ruas, isto não se chama prefeitura. Isso se chama prisão”. Influência pura do Cabeça Dinossauro. Nossa vizinha vinha até a cerca e nos comprava com balas para que parássemos de tocar e o sobrinho dela, de um ano de idade, pudesse dormir a tarde.

É engraçado mas existe um gap entre esta época e a minha adolescência. Parece que em determinado período não escutei nada e não lembro de nada. Na adolescência conheci Sepultura e Megadeth. Mudou totalmente minha forma de pensar, meu estilo e meus gostos musicais. Acho que a música que marcou esta época foi Chaos AD.

Meu primeiro CD, comprado com minhas economias, foi um Megadeth ao vivo na Argentina. Da mesma forma que escutava estas bandas, comecei a gostar de Blues. Lembro muito bem quando vi o Andreas Kisser (Sepultura) com uma guitarra preta com bolas brancas idêntica a do Buddy Guy.


2) A função da música pode ser também um modo de socialização,
formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um
estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda
específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um
grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo
que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Meu grupo de amigos era muito musical. As influências começavam no Punk e iam ao Metal. Eu era o único bluseiro do grupo. Nesta época estávamos escutando muito Pantera. O disco Vulgar Display of Power marcou muito. Tínhamos umas fitas VHSs que circulavam entre os amigos. Essas fitas eram vistas no mínimo uma vez por final de semana com algum acompanhamento etílico. Nesta fase eu não gostava de grunge, estilo que mais me identifiquei posteriormente.

Como morávamos em São Chico sem internet e sem condições de comprar muitos discos, buscávamos informações de pessoas (mais velhas) que tinham discos que ainda não tínhamos ouvido. A estratégia era a seguinte. Bater na porta desta pessoa ao meio dia de domingo. Certo que estaria em casa. O discurso era: “Fiquei sabendo que tem o disco tal. Pode me emprestar até o final do dia para gravar um K-7?”. Normalmente isto dava muito certo.

Depois disso era descer a serra para Taquara (estudar no CIMOL) escutando o walk man. Que saudade daquele tempo.

Eu não gostava muito de Canibal Corpse e algumas pessoas do grupo estavam escutando direto. Mas sempre rolava, nos encontros, os sons que mais gostava. Então não dava muita bola para isso.

É engraçado como a música divide grupos. Éramos conhecidos como a “turma do mal”. Não porque fazíamos coisas ruins, mas porque usávamos cabelos compridos e soltos, camisetas e jeans surrados. Eu me espelhava muito no Max Cavalera e no Dave Mustain. Até hoje uso tênis puma (basket) por causa do Mustain.

Dave Mustaine RO055


3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e
qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela
distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era
criança ou não era nascido?

Sinceramente hoje não tenho nenhum show inesquecível. Até o ano de 2014.

Sempre quis ir em um show do Queens Of The Stone Age. As vezes que tocaram no Brasil foram em festivais com outras bandas junto. Teve um SWU que gostaria de ter ido vê-los mas não fui. Em 2014 fui em São Paulo (turnê Like a Clock Work).
Fui em um show do Peral Jam em Porto Alegre em 2006, eu acho. Foi muito bom também!

Foto01

4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou
discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de
atualização musical?

Sou muito fã do Queens of The Stone Age. Tenho certeza que se morasse perto do Josh Homme teria algum projeto musical com ele. Escuto muitas coisas. Tem um disco (Hein) da Ana Cañas que gosto muito.

Costumo dizer que o Rock and Roll mudou a minha vida e o Blues mudou a minha alma.

Acho que o You Tube foi a maior invenção do planeta. Sempre estou ligado em vídeos e músicas. Muito diferente dos anos 90, por exemplo.

QOTSA-imagem-blog-site


5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida
de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Sepultura – Primeira ou segunda banda.

Megadeth – Segunda ou primeira banda.

Buddy Guy – Sentimento puro. Dançava tocando. Muito legal.

Pantera – Escutei durante algum tempo.

Alice in Chains – Mudaram muita coisa. Faziam um som diferente.

Pearl Jam – Ótimos músicos.

Queens Of The Stone Age – Gostaria de tocar nesta banda.

Stone Temple Pilots – Muito legal.

Jimi Hendrix - are you experienced

6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que
imaginária, como ela era?

Gosto muito de tocar, apesar de andar meio parado nos últimos tempos.

Meu primeiro instrumento foi um violão. Bem ruim por sinal. Mais tarde herdei uma guitarra do meu irmão mais velho. Um pouco diferente do violão, a guitarra era muito ruim (kkkk).

Consegui comprar minha primeira guitarra aos 22 anos. Comprei uma guitarra com um bom custo benefício. Não foi a mais TOP de linha. Mas com certeza um bom instrumento. Logo depois vieram o baixo e a bateria.

Tive inúmeros projetos de banda. Apenas um foi mais duradouro.

A primeira banda que toquei chamava-se TrasT. Uma banda com influencias bem diversas. Tocávamos as músicas preferidas de cada integrante da banda. Por exemplo, 3 músicas que eu gostava, 3 que o outro guitarrista gostava, 3 que o vocalista gostava e assim por diante. O gosto do vocalista sempre tinha prioridade em virtude da afinação e tom vocal... Nosso repertório ia de Sepultura a Replicantes. Ensaios nas sextas a tarde. Cada sexta na casa de um integrante. Muito legal.

Depois disto, fiz algumas participações nas bandas dos amigos. Mas nada muito sério.

Um tempo depois montamos a Ballantines, esta banda durou por 10 anos mais ou menos. Decidimos criar um repertório com um estilo musical comum para todos os integrantes em virtude de cada um possuir um diferente. Optamos pelo Grunge em função de todos terem nascidos nos anos 80 e vivido a adolescência nos 90. Chegamos a ter 53 músicas no repertório e tocávamos quinzenalmente na Casa Etílica em São Francisco de Paula. Nosso repertório era composto por Alice in Chains, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Mad Season, Nirvana, Temple Of The Dog e Queens Of The Stone Age, basicamente. Uma das fases mais felizes da minha vida!

Em paralelo sempre tive projetos de bandas de Blues. Nunca consegui ter uma banda de Blues. Nunca foi para frente. Estou apostando em montar uma banda com a minha filha!

 Foto03

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? Como foi a experiência?

Sim. Acho que uma única vez na adolescência, acabou sendo meio frustrante porque a festa estava rolando e eu coloquei um Barão Vermelho para tocar. Todo mundo curtiu muito mas depois coloquei um Blues e todo mundo achou péssimo.

Na verdade eu estava colocando músicas que eu queria escutar. Acabei esquecendo que estava em uma festa e que deveria colocar músicas para as pessoas e não para mim.

Mas foi engraçado.

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e
que instrumento tocaria?

Resposta rápida...

Queens Of The Stone Age, guitarrista.

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou
dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de
primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em
uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

Andar de carro: Audioslave (rock and roll para animar)

Esporte: Gosto de colocar no play list aleatório (O que tenho escutado é Pearl Jam, Ana Cañas e Mad Season)

Atravessar a cidade na madrugada de inverno: Queens Of The Stone Age

Andar de metrô: Jimi Hendrix, Buddy Guy

Supermercado: O mesmo play list que uso para esportes

10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Bah. Pergunta difícil. Hoje com o Youtube, fico pesquisando várias bandas e como uma janela chama a outra, as vezes me pego escutando umas coisas muito diferentes de mim.

Mas me “envergonho” de ter gostado uma vez de Biquíni Cavadão.

Realmente não sei responder esta pergunta.

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que
estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Blues, com certeza.

download

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve
até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Não sei porque mas acabei me desfazendo de muitos CDs que eu tinha. Alguns emprestei e não voltaram. Vinil eu tenho alguns. O mais legal é o Sabath Bloody Sabath do Black Sabath. Fitas K7 eu gravava um disco em cima do outro até a fita distorcer o som.

Considero o filme Cadillac Records muito legal. Trainspotting foi o filme mais doido que vi na adolescência.

Li muitas biografias como Tim Maia, Lobão, Keith Richards, Janis, Jim, Jimi...

Faça duas ou mais perguntas para si mesmo a respeito de música e responda.

Fazer apenas uma.

Porque você não é um músico profissional?

Não sei. Gostaria muito de saber esta resposta! Kkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário