segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como o Nirvana Colocou o rock em coma


Fazia tempo que não ouvia que o rock tinha morrido “novamente”. Eu que ando na periferia do tal de rock, não dou bola, mesmo assim percebo que essa periferia, pop, alternativo, indie ou o que for também esta meio desmilinguida.
Parei para pensar e cheguei a conclusão que o causador do coma do rock (não a morte), foi o Nirvana. Mas que heresia! Vamos fazer uma guerra santa contra esse taquarense, tal qual contra os versos satânicos de Salman Rushdie.
Antes de contar minha versão, um super ultra resumo do meu mito grego favorito, Prometeu.
prometeu
Prometeu, um semideus, era um carinha meio humanista, lutava pela igualdade das classes e num belo dia ele pegou o fogo, exclusividade do Olimpo, e levou para os humanos. Isso causou o maior reboliço com os grandões e o pobre Prometeu foi acorrentado e todos os dias uma águia ficava picando o fígado dele que depois regenerava e vinha a águia de novo.
Além disso os deuses deram uma caixinha para um cara e dentro da caixa tinham todos os males do mundo, esse carinha casou com uma tal de Pandora, e ele disse:
–Não mexe nessa caixa Pandorinha, meu amor. Adivinha o que aconteceu? A Pandora abriu a caixa e todos os males do mundo estão por ai agora.
tumblr_mjmg0togi81s5rrj2o1_500
Outra coisa que me vem a cabeça é sobre o conceito de vulgaridade. Vulgaridade é quando uma característica de um grupo entra em outro grupo e destoa desse novo local. Tipo o super homem, enquanto ele estava em seu planeta Krypton era um cara normal, quando veio para a terra ele virou o super homem, a vulgaridade é algo assim só que o contrário em termos de positividade.
Agora vamos a montagem do cenário do rock; existe o Olimpo com todo o seu Glamour, deuses, patifarias de tudo que é tipo, traições e tudo mais, também existem os semideuses e os titãs (não os do iê iê iê), e na terra está toda a humanidade, os fãs dos bacanas do Olimpo do rock e também dos outros Olimpos de outros gêneros.
Houveram muitos Prometeus, que trouxeram a magia do rock para os simples mortais tal qual o fogo, como nosso semideus que teve seu fígado comido todos os dias. Muitos do rock inclusive sofrem do fígado.
Mas sempre os castigos foram contra os próprios “Prometeus”, o punk foi um, causou um belo estrago no Olimpo, no meu caso que gosto mais de semideuses do que deuses, vejo que o Cure o R.E.M trouxeram fogo a humanidade mas souberam recuar antes dos deuses tomarem providencias mais sérias.
simpsons-nirvana
No caso do Nirvana o fogo que trouxeram se alastrou demais, muitos humanos não estavam preparados para tal evento, esses humanos vulgarizaram o fogo, fazendo churrasquinho de gato, churrasco na laje, botaram fogo em mendigos, quase o caos. O Kurt foi penalizado, nem preciso falar.
Mas ai os deuses não se aguentaram e mandaram a caixinha para alguém e esse alguém se casou com uma Pandora e essa Pandora abriu a caixa e todo o rock se destruiu se degradou.
O que quero dizer é que o rock em estado bruto nunca tinha sido vulgarizado, sempre foi o lado pop ou caricato. E esse efeito foi a confluência de diversos fatores, MTV, primeiros passos da geração Y com sua superficialidade, fraqueza nas rédeas dos membros da geração X.
d7
Mas tal qual o mito, depois de todos os males terem saído, ficou lá no fundinho da caixa um sentimento, que é a esperança. Por isso digo que o rock não morreu ou morrerá, pois a esperança está em algum lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário