quarta-feira, 23 de abril de 2014

Entrevista Wander Wildner

Meu primeiro contato com o Wander foi num show em Taquara, 1985, em um ginásio com o nome em aumentativo do prefeito da época, para quem me conhece nem deve conseguir imaginar, mas eu pogueei muito e no outro dia estava todo dolorido depois de tal dança descoordenada. Vieram outros shows, um na reitoria da URGS onde o Cláudio Heinz não conseguia fazer a introdução de uma música, devia ter tomado todas. Um show maluco no Araújo Viana, isso falando de replicantes, lembro de shows do Wander solo em NH e PoA.
Tenho a discografia em vinil dos replicantes, tenho quase todos Wander W., dois CDs Baladas Sangrentas o com capa em papelão e o padrão. Ah, tenho o compacto que vinha de “grátis” na compra de uma calça Lee e a K7 do Sangue Sujo também.
As perguntas são iguais para todos os entrevistados do blog, no caso do Wander, que é músico, algumas ficam meio estranhas.
Quer rodar el mundo com Wander Wildner, da uma olhada no site é muito tri.
http://www.wanderwildner.com.br/

Las Preguntas:


Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu  perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?
Meu pai, José Luiz Wildner, trabalhava na Companhia Jornalística Caldas Junior, tinha por hábito ouvir rádio, sentava a mesa na hora do almoço com um rádio de pilha ligado na rádio Guaíba, e tinha um outro rádio a válvula ao lado da cama. o rádio me levou a música. Quando tinha uns 13 anos de idade ele me deu de presente um rádio gravador national, e dentro veio uma fita k7 do disco canta canta minha gente do Martinho da Vila. ouvi esse disco durante muito tempo, e está na memória até hoje. Aos 14 anos comecei a trabalhar, e uma das primeiras coisa que comprei foi um toca discos portátil, e o primeiro vinil foi do Zé Ramalho.
rodando
A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?
Meu pai me colocou no grupo escoteiro Pio X quando tinha 9 anos, aos 11 fui para o grupo Leo Borges Fortes, e aos 15 fui para o grupo Tapajós, na igreja sagrada família na cidade baixa. O chefe do grupo, Edson, era do grupo musical Status 4, ele também compunha musicas para o grupo, que cantávamos nos fogos de conselhos. Quando entrei prá tropa senior, alguns deles tinham uma banda e uma vez fui ver o show no bar Carinhoso. Nessa época eu ouvia a rádio Continental, que tinha o programa Vivendo a Vida de Lee, apresentado por Júlio Furst, que tocava todos os grupos folkrock de porto alegre daquela época: Almondegas, Hermes Aquino, Saracura, Carlinhos Hartlieb, Status 4, Inconsciente Coletivo, Utopia, Mantra… dai comecei a ir nos shows deles e nos festivais.
Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?
O único show que consigo pensar no momento é o primeiro show que vou fazer em Lisboa, pois ainda não sei quando nem onde será!
ww2
Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?
Seguiria escutando Edward Sharpe and The Magnetic Zeros, The Wave Pictures, Lucius. Minhas fontes são o google, youtube e bandcamp.
Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?
Roberto Carlos, Almondegas, Saracura, Zé Ramalho, Ednardo, Os Novos Bahianos, Mutantes, Neil Young, Bob Dylan, Nei Lisboa, Os Replicantes, Edward Sharpe and The Magnetic Zeros, The Wave Pictures, Lucius.
Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?
Toco violão, guitarra, pandeirola e ovo. nos anos 80 toquei baixo na banda Kadafi. quero aprender a tocar harmonio indiano.
Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?
Em algumas festas, foi legal.
Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?
Guitarra, ou pandeirola e backin vocal.
ww3
Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.
Tenho 1314 músicas no meu macbook. livros: a trilogia do mochileiro das galaxias, todos livros do escritor cubano Pedro Juan Gutierrez e todos do Bukowski.
o que você está escutando agora?
Wander Wildner
o que você vai estar escutando depois?
Não sei.









Nenhum comentário:

Postar um comentário