quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entrevista Akira S.

Conheci o Akira numa janta em Amsterdam em 2009. Lá vi sua coleção de baixos, me mostrou muitos vídeos de quando ainda morava no Brasil com sua banda de pós punk Akira S e as garotas que erraram. Na época estava gravando algumas coisas com a banda The Gilbertos, projeto do Thomas Pappon, que mora em Londres. Naquela noite ele demonstrou uma grande paixão pela música em sua empolgação de lembrar do tempo que ainda vivia por aqui.  Agora (2014) está de volta ao país junto de sua outra paixão que é o Corinthians. Ganhei o disco, em vinil, do Akira S e as Garotas que Erraram autografado, disco que foi eleito uma das 100 melhores capas nacionais pela revista Bizz, numa mistura de Marcel Duchamp com efeitos manuais pré photoshop.

IMG_6452a

1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

A lembrança mais antiga que tenho é da jovem guarda. O primeiro disco que comprei com as próprias economias, não tem, pois não tinha economias. Pedi a grana pra minha mãe e comprei um disco que meu vizinho ouvia direto, esse mesmo disco foi de grande importância em minha vida e gosto dele até hoje. É o Et Pluribus Funk do Grand Funk Railroad. Alias foi esse disco que despertou minha atenção para o instrumento que toco (baixo).

Picture 356

Coleção de baixos do Akira, este primeiro é um chapman stick bass
2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Certamente que funciona e sempre funcionou assim, mas pessoalmente nunca me confrontei com esse tipo de situação (pelo menos na época que comecei a me dar por gente). Nesse período, ouvíamos de tudo e cada um contribuía (apresentava) o que achava/descobria etc. E tinha também um monte de coisas acontecendo na música Brasileira que ouvíamos pelo radio ou TV. Ai misturava tudo.

3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Gostaria muito de ter visto algum show do Miles Davis (independente da época, estilo ou período).

4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Escutaria o que escuto hoje, coisas do século 19 pra trás até a metade do século 20. Já ouvi muito do período que disse que não ouço (com algumas recaídas de vez em quando kkkkkk)

A fonte de atualização musical é o que ouço na rua, dia a dia, TV ou o que um ou outro amigo me apresenta.

IMG_6455

5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Dez é pouco ...
1 - Grand funk RailRoad & Deep Purple
2 - Beatles
3 - Miles Davis
4 - Weather Report / Yellow Magic Orchestra
5 - J. S. Bach / Frank Zappa
6 - Stanley Clarke e Jaco Pastorius
7 - Clementina de Jesus / Alban Berg
8 - King Crimson / Lou Reed
9 - Karlheinz Stockhausen
10 - Aviões do forró / Tom Jobim
Descrever vai demorar e custar muito espaço, xapralá as descrições.


6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Toco baixo e chapman stick e arranho em guitarra e bateria.

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Não, obrigado

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Baixo ou stick

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

só o que toca no radio ou o que tiver rolando na rua mesmo.

IMG_6451

10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Nenhuma, ouço o que gosto e não devo satisfação a ninguém, F*-se

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Não sei dizer, desculpa...

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Não sei mais, perdi a conta !
Livros não leio e filmes tem um monte, mas no geral, referente a filmes varia de acordo com meu mood.
No geral, ação, terror, trash, ficção cientifica, cinema asiático tosco, e outras podreiras.
Não gosto de filmes bla bla bla, (muito papo)

Faça duas ou mais perguntas para si mesmo a respeito de música e responda.
1 - Que baixo vou usar no ensaio amanhã o de 4 ou o de 5 ?

-> não sei

2 - Será que ganharei na mega sena de sábado pra poder comprar aquele stick de alumínio ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário