domingo, 4 de maio de 2014

Entrevista José Carlos Szumski

O José Carlos foi meu colega na Altus no século passado, trabalhávamos em setores diferentes, cordialidade normal, cumprimento nos corredores e tal, mas nunca tivemos a oportunidade de desenvolver algum assunto.
Sai da Altus em 1996 e retornei em 2011, O José Carlos também saiu, depois de mim, e também retornou agora nessa década. Em algum momento olhando o perfil dele no FB, por ele ter comentado ou curtido algum de meus amigos, dei uma pequena bisbilhotada lá. Dei de cara com o Stone Roses, opa!, foi uma banda que fez muito sucesso na época, mas depois sumiu e só ficou na memória de quem realmente gosta de música, olhando mais, muitos livros e filmes em comum também.
E agora vendo a entrevista vejo muita identidade com os gostos e modo de pensar sobre música.
1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?
Minha lembrança musical mais antiga é um compacto em 33 rpm dos Beatles com We Can Work it Out e Day Tripper que rodava em um toca-discos da Philps do meu pai. Agora meu primeiro disco foi um coletânea do Rock in Rio de 1985 que tinha Yes, B-52's, Ozzy, Scorpions entre outros.
Entretanto o divisor de água foram os Smiths. Era diferente de tudo que tocava na época. A partir daí comecei a ouvir a invasão britânica dos 1980's.
2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?
Tive, mas por gostar de bandas que tocavam pouco em rádio (Smiths, Cure, Echo) a maioria não conhecia e de cara, a mesma "turma" já não gostava.
IMG_0684[1]
3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?
O R.E.M. no Zequinha, o Oasis no Gigantinho e o Cure no Anhembi. Me arrependo de não ter ido no Macca no Gigantinho pois estava fora do estado.
4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?
Arctic Monkeys, Arcade Fire, Queens of the Stone Age, The xx. O NME é ainda uma boa fonte de novidades.
5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?
Beatles - A Day in the Life"
Led Zeppelin - "Kashmir"
The Smiths - " I Know It's Over"
The Stone Roses - "I'm the Ressurection"
Pixies - "Where's my Mind"
R.E.M.- "World Leader Pretend"
Sugarcubes - "Deus"
My Bloody Valentine - "Feed me With Your Kiss"
Teenage Fanclub - "Neil Jung"
Oasis - "Supersonic"
IMG_0683[2] (1)

6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?
Toquei violão, pensei em ter banda, mas a proposta musical não era nada comercial, não tinha público. Não rolou. 
7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?
Sim, na década de 1980 com os discos de vinil e fitas K7. Não abria mão de tocar só o que gostava. Resultado: ninguém pedia para voltar! 
8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?
Mais uma guitarra na fase Psychocandy do Jesus and Mary Chain. Para detonar as caixas de som!
9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.
Para andar a pé numa madruga: Interpol, Radiohead, White Lies, Elbow
Mas para embalar à noite: MGMT, LCD Soundsystem, Vaccines, Metronomy, Franz Ferdinand, Yeah Yeah Yeahs
Para relaxar: Camara Obscura, Travis, Belle & Sebastian, Cat Power
10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?
Essa pergunta é muito legal. Gosto de Roberto Carlos (fase Jovem Guarda), Ronnie Von (fase psicodélica é sensacional) e do Duran Duran!
IMG_0686[1]
11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que
estaria ouvindo hoje e qual realmente está?
O estilo não mudou, embora os rótulos tenha mudado (de alternativo para indie) mas que para mim é apenas rock'n'roll . Mas o ímpeto por descobrir a "next big thing" praticamente desapareceu.
12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.
Entre LPs e CDs são uns 400 títulos(confesso que controlava bem, mas perdi a paciência). Pouquíssimos DVDs e pouco mais de trinta livros (um hábito que adquiri há pouco tempo).
Livros - John Lennon do Philip Norman, Nem Vem que Não tem, A vida e o veneno de Wilson Simonal do Ricardo Alexandre
Filmes - Trainspotting (que não é sobre música mas tem uma trilha sonora respeitável)



Nenhum comentário:

Postar um comentário