O André é colega lá da Altus, conheci o seu gosto musical através de conversas de corredor quando comentávamos algum vídeo postado no Facebook, sempre estamos trocando informações e comentando algum fato.
1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?
A musica sempre esteve presente comigo desde os primórdios e a partir do momento que minha personalidade que se formava podia ver as diferenças que estavam a minha volta...minha mãe e seu inseparável radio desfilavam pela casa musicas populares como Sergio Reis, Milionario e José Rico...Jessé etc, por outro lado lembro do meu irmão de criação tirar os meus desenhos da TV para colocar num programa onde caras com roupas pretas tocavam o tal estilo "Rock". Nessa época eu devia ter uns 6 ou 7 anos e anos mais tarde estaria eu vivendo esse eterno paradoxo a qual houve um ponto a qual considero único. Meus 12 anos de idade, já participava de festinhas de garagem movido a Pepsi Cola e onde começava a tomar contato com o Rock anos 80 seja Nacional ( Legião, Titãs, Camisa de Vênus ) ou gringo ( Lembro que os acordes de Boys don´t Cry agitavam as festinhas...).
Comecei a acompanhar o Rock mesmo quando estava num clube e a rádio de fundo tocava aquela melodia que ia num crescendo indescritível, pela 1º vez comecei a "escutar" a letra daquela canção que viria a ser "Índios" da Legião urbana.
Pronto foi a senha para ficar na frente dos ginásios ( não tinha dinheiro para ingresso e nem idade para tal) e comecei a me envolver profundamente com a musica. Comecei a vasculhar os discos que havia em casa e descobri os "compactos"...lembro de um especificamente que era " Léo Jaime" com as 7 vampiras rsrs.
Enfim, desde aquela época sempre procuro obter informações sobre novas bandas apesar que na ultima década nada de novo tem me chamado a atenção.
2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?
Quando estava na 6º série fizemos uma banda cover do RPM no colégio América de POA mas digamos que nossa carreira durou pouco mais de shows na sala de aula pois era puro playblack com um baixo e guitarra desplugados rsrs. Era bem legal pois na época (86) o RPM era o menudo brasileiro..aparecia em tudo que era programa ...uma superexposição até obviamente o próximo disco lançado ( Partners que foi um sonoro fracasso) e a partir dai todo mundo já conhece a historia...Nunca mais tive contato com meus colegas de "banda" pois cada um seguiu seu rumo.
3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?
Lembro do show da Legião em 94 como se fosse ontem...sábado a noite Maio/94 uma Porto Alegre chuvosa e eu indo de trem com mais uns amigos para o Gigantinho. Já tinha visto Titãs..Barão mas nada se compara ao climax que havia naquela noite.
Shows da Legião eram raros ( Renato e cia não gostavam de fazer turnês sem um propósito) e aquela noite em torno de 20 mil pessoas estavam em clima muito legal..era a turnê do Descobrimento do Brasil e musicas como Perfeição e Vamos Fazer um Filme tocavam sem parar nas Atlantidas e Cidades da vida...
O show foi Legião na essência: Musicalmente era um banda comum ( seus musico não eram uma virtuose propriamente dita) mas as letras do Renato tinham uma química indescritível com a plateia e o show foi foda entregando tudo aquilo que nós queríamos... Lembro de ter saído meio sem saber o que havia presenciado...passei pela Borges de Medeiros e rasguei um pedaço do poster do show que tenho até hoje assim como o ingresso comprado em URV (na época da transação para o Real) na Lojas Colombo.
Como show (no sentido espetáculo) sem duvida o U2 em La Plata - Argentina 2011 foi sensacional e um show que lamento não ter ido foi nov/2008 ...REM no Zequinha...estava no final da faculdade e para ajudar era uma semana crucial para fechamento do semestre com provas etc. Meu querido professor não foi adepto a minha ideia de negociação com ele sobre G2 e acabei não indo ao show fato que me arrependo até hoje pois com certeza valeria a pena ficar em exame (logo depois Michael Stipe encerraria as atividades do grupo).
4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?
Sempre fui um fã do Rock Inglês...de uns anos para cá larguei as rádios propriamente ditas e somente escuto as musicas selecionadas em meu pen drive... exceção quando escuto as radios "I´s" Ipanema e Itapema.
Para contrariar, tenho gostado muito do The Killers (banda americana) ultimamente.
5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?
Poderia citar sem medo de errar: Smiths, Cure,Legião, Titãs (até Go Back) Camisa de Vênus, Cascavelletes, TNT , Guns.
Estava lendo que no show da Virada Cultural em SP o IRA voltou...esse é o problema no Brasil... o rock não esta produzindo coisas novas de qualidade, por isso, nosso cast nacional em Concertos como Rock in Rio são Capital, Frejat, Titãs , Paralamas etc.
Ultima vez que ouvi algo diferente foi a 20 anos com o surgimento do Nirvana (há quem torça o nariz mas foi a a ultima coisa boa que o Rock produziu na minha opinião...)
Como discos de cabeceira eu cito Nevemind obviamente e o disco "V" da Legião onde contém a obra-prima de 11 min chamada " Metal Contra as Nuvens" além de Appetite for Destruction do Guns e Meat is Murder dos Smiths.
6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?
Tive o sonho de aprender a tocar violão mas da época que tentei aprender ficou apenas umas 20 revistas de cifra a qual guardo com carinho até hoje...
7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?
Nunca, nunca quis a pretensão de ser protagonista..gosto de curtir a musica ( as vezes me pego escutando até Nessun Dorma e Mozart ).
8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?
Me contentaria de ser um "roadie" e poder acompanhar do palco uma apresentação do Axl Rose, Kurt Cobain, Renato Russo ou Mick Jagger.
9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.
Final de festa onde da tudo certo e vc ficava com aquela guria tinha que ouvir na volta com o sol amanhecendo a musica " Sultaws of Swing" na versão do disco Alchemy Live de 84. O classico Bob Marley ou The Fugges indo a praia também tem seu valor...
10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?
Putz...vou me entregar mas com o passar dos anos aprendi a respeitar outros estilos... não compraria o CD do Raça Negra mas reconheço um diferencial neles num segmento que é 90% fabricado pela industria. Ta bom..confesso...tenho 5 ou 6 musicas deles juntamente com outros estilos com gosto duvidoso numa pasta chamada " lado B " no meu pen drive.. a qual obviamente escuto quando a parceria no carro diz que só escuto musica velha rsrs
11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?
A mesma.. Rock...alias quando morrer, gostaria de ter uma cerimonia tipo os americanos fazem...gostaria de ouvir musica ..pessoas alegres... lembrando os momentos da vida com o falecido...contando historias e tomando uma beer bem gelada (nada de choradeira e tristeza...)
12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.
Nesse exato momento estou transformando meus cd´s em arquivos para escutar no carro...acredito que esse formato já foi engolido pela tecnologia (inclusive estou melhorando a qualidade quando transformo em arquivo em torno de 200Kbps )
Faça duas ou mais perguntas para si mesmo a respeito de música e responda.
Porque a grande maioria de rock stars são gay´s , drogados, loucos etc?
Não consigo ainda chegar numa conclusão ...talvez o estilo de vida ...o fato de terem tudo e sempre quererem mais...mas o fato é que existem alguns que conseguem lidar e sair fortalecidos...duvidam: Perguntem a si mesmo: Como Keith Richards ou Robert Plant ainda estão vivos e fazendo bons discos?
O Brasil ainda conseguirá produzir coisas piores que a " Ègua Pocotó?
Sim, nunca duvide da nação Tupiniquim seus "Lepo-Lepos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário