terça-feira, 3 de junho de 2014

Entrevista Fábio Zimmer

O Fabio tinha um X, como são conhecidas as lancherias que fazem os famosos cheeseburgers aqui do sul, além de fazer uma excelente panqueca. Fã taquarense número um do Wander Wildner e atacando algumas vezes de promoter, fazendo algumas festas por aqui.

Sábados a tarde, após o jogo de basquete, nos reuníamos no X para um bom bate papo e levar algumas fitas K7 e CDs. Quando me desfiz da minha coleção de revistas Bizz, doei para o X e alguns discos em vinil também, lá era o ponto de encontro dos amigos e do rock, bem vamos a entrevista com o Fábio então.

1)Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

Lembro que ia com meu pai visitar uns amigos dele, lá no Entrepelado, distrito de Taquara, e esse grupo de amigos escutavam diversos cantores sertanejos, mas o que eu lembro muito bem era o Gildo de Freitas. Nesse mesmo tempo lembro de escutar o Sidnei Magal, disco que era da minha mãe e tocava muito lá em casa. Mas o meu interesse pela música teve inicio quando ganhei da minha mãe o disco dos Paralamas do Sucesso e se potencializou quando conheci, Os Replicantes.

replicantes

A primeira vez que escutei os Replicantes na rádio Atlântida, a música era “Surfista Calhorda”. A partir desse momento começava a curtição pelos “Replicantes”. A cada novidade sobre o Repli, ficava mais apaixonado!!! Como o dia que ouvi o Heron Heiz, baixista da banda, falar que: “No primeiro ensaio descobri que o baixo tinha quatro cortas e naquele mesmo dia fizemos a primeira música”. Ouvir isso foi muito bom!!!! Poxa!!!! Então quer dizer que podemos fazer igual!!!! Podemos ter uma banda de rock também!!!! Quem na sua adolescência não teve o sonho de ter uma banda de rock???

2)A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Na adolescência o meu grupo de amigos, na sua maioria, curtia o som de bandas punk e pós punk. E tínhamos certo preconceito por quem escutava axé music.

3)Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Quando assisti pela primeira vez ao show dos Replicantes em Igrejinha, e também os Ramones. O show que me arrependo de não ter ido foi o The Cure.

1401317_646419385381409_697422218_o

4)Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Wander Wildner. A fonte de atualização é o rádio.

5)Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Replicantes, Ramones, Sex Pistols, Dead Kennedys, Inocentes, Garotos Podres, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Plebe Rude.

6)Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Tentei formar uma banda com outros três amigos. Compramos metade de uma bateria, cujo bumbo improvisado, era desses de bandas de desfile de 7 de setembro, e o baixo tinha o braço envergado. Devido a qualidade dos equipamentos adquiridos, a banda se dissolveu sem que tivesse ocorrido um ensaio se quer.

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Durante alguns anos organizei festas do xis em que eu trabalhava. O DJ dessas festas era meu cunhado Marcelo e durante a festa aproveitava alguns momentos para colocar algumas músicas, mas confesso que não me saia muito bem.

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Seria uma banda Punk e o instrumento qualquer um...não precisa saber tocar!!!!Rsrsrsrsrs....

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

Atualmente não citaria uma música especifica e sim bandas. Ema casa, quando não preciso dar aula tenho escutado os Beatles, Peter Murphy, Midnight Oil, The Psychedelic Furs, R.E.M e Raul Seixas. No carro tenho escutado: Superguidis, Cartolas, Tequila Baby, Júlio Reny, Wander Wildner, Julian Casablancas, David Bowie, Placebo, Bide ou Balde e Hoodoo Gurus.

Superguidis

Banda Superguidis

10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Katy Perry

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Achava que estaria escutando rock e ainda escuto atualmente. Graças a Deus!!!!

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Não sei precisar a quantidade, mas tenho um bom números de discos de vinil e cds. O filme é Alta Fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário