quinta-feira, 29 de maio de 2014

Entrevista André Jung

André é mais conhecido como baterista do Ira! ou Ira sem exclamação, mas já tocou bateria também na banda Sossega Leão e Titãs. Foi produtor do primeiro disco de hip hop nacional em 1988. Hoje se dedica, além de diversas outras áreas, ao projeto musical Urban ToTem.

1) Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

Sou de uma família do Recife que ouvia bastante música em minha casa de forma que não me lembro qual foi a primeira que me chamou atenção, acho que o primeiro disco que comprei foi um compacto dos Beatles, foi o The Clash a banda que me convenceu a seguir como músico de Rock.

andre-jung

2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Sempre fui eclético, gosto de ouvir muitos gêneros diferentes, no meu trabalho, no Rock, The Who, The Clash, Led Zeppelin, The Jam e outros grupos de personalidade forte sempre tiveram influência entre eu meus parceiros.

3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Meu show inesquecível foi do Alice Cooper, em São Paulo 1974, gostaria de ter visto o The Who original ao vivo.

4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Gosto do Daft Punk, me atualizo com dicas de amigos.

5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Beatles, Rolling Stones, Clube da Esquina, Gil, Caetano, The Who, Magic Numbers, Jimi Hendrix, Novos Baianos, Nação Zumbi.

6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Toco bateria e percussão, tive muitas bandas grandes, pequenas, de Rock e música latina, experimentais.

ira capa

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Não.

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Eu toco bateria e percussão.

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

Música Clássica.

10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Não penso nisso.

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Ainda ouço muita coisa da minha adolescência, Rock, Funk, Clássicos.

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Juntando tudo deve ser próximo a mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário