sexta-feira, 9 de maio de 2014

Entrevista Taís Vieira

A Taís Vieira foi minha professora de Teoria e História da Propaganda na Faccat, publicitária e mestre em design, sempre foi uma professora empolgada e empolgante, com o olhar brilhante diante de cada novo assunto, impossível não ser envolvido por seus ensinamentos.

Fiquei amigo dela no Facebook e percebi que o mesmo entusiasmo estava lá, ao falar de design, aulas, música, viagens e culinária. Alguns locais onde é possível conhecer seus empreendimentos e paixões:

 
Por sinal, qualquer hora tenho que pedir uma consultoria para melhorar o visual do blog que está bem pobrezinho.
 
Conheça um pouco mais da Taís musical nas respostas abaixo.
1)  Acho que todos, em algum momento, percebem que a música é algo além de dançar ou se chacoalhar e veem que ela traz muitas emoções e se fixa na memórias ao longo da vida. Qual a música ou lembrança musical mais antiga que tu tens e qual o primeiro disco comprado com as próprias economias? Fale também qual a música ou banda que fez tu perceber que a música teria uma importância muito grande na tua vida?

Sempre tive contato com a música. Venho de uma família apaixonada por diferentes estilos musicais. Tive uma avó pianista e adoradora de óperas e pais que sempre trocaram a televisão por um som gostoso dentro de casa. Cresci ouvindo Roberto Carlos, Charles Anznavour, Beatles, Frank Sinatra, entre outras boas referências. Na minha festa de 15 anos ganhei um CD do Bon Jovi chamado "Cross Road". Estando em uma época super melosa da vida - como a maioria das meninas nessa idade - inicialmente só dei atenção à música "Always", por ser um "hit" do momento. Com o tempo, contudo, fui me identificando com as demais músicas do álbum, cujas batidas eram mais pesadas e menos românticas. As letras falavam de luta, de superação de desafios, tudo que um jovem precisa ouvir. Logo me apaixonei pelo guitarrista da banda (Richie Sambora), tornando-me uma admiradora. Contudo, somente 16 anos depois, em 2011, tive a oportunidade de ver a banda tocando ao vivo, em São Paulo. Senti todas as sensações de uma menina adolescente, é incrível o que a música é capaz de fazer!

2) A função da música pode ser também um modo de socialização, formação de grupos. E nesses grupos pode surgir a identificação com um estilo musical e também a apreciação (de cada membro) de uma banda específica, isso para manter a individualidade de cada um. Teve um grupo de amigos assim? Qual era a “sua” banda e existia algum estilo que não gostava e que outros amigos apreciavam?

Meu estilo favorito é o rock, sem dúvida! Mas não costumo me ater a estilos musicais. Minha playlist é bem eclética porque costumo admirar as músicas pela batida e/ou pela letra, indiferente de ser rock, sertanejo, techno, pop. As bandas que eu sempre gostei foram Bon Jovi, Metallica, Aerosmith, ACDC, Guns n´Roses, John Lenon, Elthon John, Bryan Adams, Santana, Nirvana, Richie Sambora, Lulu Santos, RPM - e os mais atuais como Amy Winehouse, Bruno Mars, Adele, Maroon Five e Cold Play... Também curto Roberto Carlos, Maria Bethânia e algumas óperas cantadas por María Callas, Pavarotti e Placido Domingo (Nessun Dorma; Vesti La Giuba, entre outras...). Curto ópera pelas histórias que elas contam, mas ainda estou aprendendo sobre elas! Na adolescência eu ajudava a promover uma banda de amigos, estava sempre metida em estúdio, ensaios e shows com eles. Tínhamos gostos musicais parecidos, aprendi muito com eles, inclusive.

1354130274_jon-richie

3) Qual o seu show inesquecível, qual o que se arrepende não ter ido e qual o que gostaria de ir mas nunca teve oportunidade, seja pela distância ou até pelo tempo, tipo um show que foi realizado quando era criança ou não era nascido?

Ah, meu show inesquecível foi em 2011, em São Paulo. Fui assistir a turnê do Bon Jovi e essa se tornou inesquecível porque me senti com 15 anos de novo, incrível. Levei 16 anos pra realizar esse sonho porque a banda não vinha ao Brasil desde 1995. Também foi inesquecível porque, depois disso, o "meu" guitarrista saiu da banda e pude guardar uma boa lembrança.

4) Se não pudesse escutar nenhuma banda ou interprete que lançou discos no século passado o que escutaria hoje? E qual a sua fonte de atualização musical?

Puts, essa é difícil. Eu e meu marido costumamos brincar com os mais jovens dizendo que o rock morreu nos anos 90 (risos). Tenho curtido Bruno Mars, Maroon Five e Cold Play. Em termo de rock mais pesado, hum, nada me chama atenção a ponto de eu lembrar no momento...

5) Fale umas dez bandas, músicas ou discos que modificaram a tua vida de alguma forma e se quiser descrever como e porque?

Bon Jovi - Cross Road (por ser meu primeiro CD de rock);

Aerosmith - Nine Lives (pelas músicas pesadas);

Metallica- Black Album (pelas letras e som pesado, estimulante);

Guns n´Roses - Apettite for destruction (adorava cantar as letras para aprender inglês, até hoje as considero curiosas, sarcásticas e sábias);

Maria Betânia - As Canções que você fez pra mim(lembra bons momentos com meus pais, na casa deles)...

6) Toca ou já tocou algum instrumento? Teve alguma banda, mesmo que imaginária, como ela era?

Já toquei violão com o intuito de aprender guitarra (um sonho frustrado porque na época não persisti). Não cantei, nem toquei numa banda, só no chuveiro (risos). Mas por uns 2 anos - na adolescência - acompanhei bem de perto a banda de uns amigos. Eu era uma mistura de promotora, roadie e grupie (risos). Fazia de tudo um pouco porque amava estar metida em shows e em estúdio

7) Já atacou de DJ ou algo parecido? como foi a experiência?

Não, imagina! Pobre dos espectadores...

8) Se fosse para participar de uma banda, qualquer uma, qual seria e que instrumento tocaria?

Amo guitarra e bateria. Mas guitarra em primeiro lugar.

DESIGN_MUSIC_rough_posters_by_RichardTheRough

9) Que músicas ou estilo embalariam ou embalam tarefas cotidianas ou dias específicos, tipo passear de carro em uma tarde de sábado de primavera? Praticar um esporte radical? atravessar a cidade a pé em uma madrugada de inverno? Coloque outros itens.

Trabalho ouvindo música. Me desloco na rua ouvindo música. Viajo para o trabalho ouvindo música. Os estilos são ecléticos, alternando mais entre o rock e o pop - sendo que as mais pesadas ficam para o final da tarde, para me estimular para o "terceiro round".

10) Acho que todos gostamos de algumas músicas que não tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos, que música ou banda não gostaria de ser flagrado ouvindo por uma pessoa que não te conhece ainda? Que poderia criar uma imagem errada do teu gosto?

Olha, gosto de algumas músicas sertanejas mais tradicionais cujas letras são muito bonitas (ou bem passionais). Alguns sambinhas eu também gosto. Normalmente o que fica ruim nestas músicas é o cantor/cantora - ops, desculpe, falei!

11) Na adolescência qual era o estilo de música que tu achava que estaria ouvindo hoje e qual realmente está?

Rock n´Roll, baby! :)

12) Números. Quantos discos, cds, dvds, k7 e livros musicais já teve até agora. Indique alguns livros e filmes interessantes sobre música.

Ixxx... Não tenho muitos, uns 30-40, eu acho! A maioria dos tempos de adolescência. Depois que surgiu a possibilidade de baixar músicas, reduziu bastante a quantidade de CDs e DVDs físicos.

Não tenho perguntas pra mim. Mas gostaria de dizer que minha vida é embalada por música. Ela é essencial no meu dia a dia, seja para me dar energia no trabalho, seja para me alegrar ou pra lembrar de coisas boas. Não vivo sem música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário